Uma reflexão sobre o ensino na escola ANPACIN do município de Maringá/PR
RESUMO
Da discussão de educadores sobre a importância da leitura para a formação efetiva de leitores e de cidadãos críticos orientados para a vida em sociedade, surgiu um interesse pela história e cultura da comunidade surda. Assim, ao considerar a trajetória histórico-social da comunidade surda, caracterizada por dificuldades e preconceitos, a nossa pesquisa (O QUE OS SURDOS E A LITERATURA TÊM A DIZER? — Uma reflexão sobre o ensino na escola ANPACIN do município de Maringá/PR) propôs uma investigação e reflexão sobre as complexidades das relações entre os surdos e a literatura, discutindo questões sobre o ensino de leitura e literatura, abordando a importância da família e da própria instituição escolar (como instâncias mediadoras) para a formação de crianças surdas leitoras num contexto educacional para surdos na escola ANPACIN (Associação Norte Paranaense de Áudio Comunicação Infantil). Centralizamos os estudos pertinentes à Sociologia da Leitura e aos Estudos Culturais em educação, pois abordamos algumas instâncias mediadoras da leitura (família, escola, biblioteca) e questões ligadas à compreensão da cultura e à construção das identidades dentro de grupos organizados no mundo moderno, destacando o leitor surdo. Optamos por uma pesquisa quali-quantitativa interpretativa em educação e por um estudo de caso. O trabalho foi sistematizado em observações participativas, registros de informações, questionários, revisão bibliográfica, discussões dos resultados. Das reflexões, verificamos que a família, a escola, a biblioteca, desempenham papéis fundamentais na formação das crianças leitoras, pois são estas instâncias capazes de mediar não somente a leitura dos textos, mas a leitura do mundo, das vivências, da sociedade, do sujeito. Nesse sentido, a literatura se concretiza como um ponto de encontro entre a leitura e o leitor surdo, ela é capaz de despertar o imaginário, a fantasia, colaborar para a formação de cidadãos críticos, além de transmitir saber e conhecimento. As crianças descobrem o sentido da vida por meio da literatura, tornando-se indivíduos mais reflexivos.
Palavras-chaves: Surdos – Leitura – Literatura – Mediadores.
DISSERTAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTADA POR ANDRÉIA ALÉSSIO APOLINÁRIO
ANÁLISE
Esta foi um resumo de uma dissertação de pós-graduação de Andréia Aléssio Apolinário. Podemos observar que a realidade dos sujeitos surdos para aprender a leitura e a literatura envolve para algumas famílias muitos empecilhos, mas acreditamos que essas dificuldades podem ser ultrapassadas. De que forma? Bom, conforme apresentado pela Andréia em seu resumo o ser humanos, sendo surdo ou não, se desenvolve melhor quando esta inserido numa cultura que visa a leitura e a literatura. Infelizmente, no Brasil, todos nós somos poucos envolvidos com a leitura, por causa talvez da criação de nossos pais e assim, desde a infância, não temos o hábito diário da leitura de obras literárias.
Nas escolas inclusivas, é nítido ver que muitos alunos surdos não tem interesse em aprender a literatura, porque a família que tem um papel fundamental no desempenho escolar desses alunos, não se preocupa com tal coisa ou até mesmo o profissional que está acompanhando o aluno não tenha essa prioridade de aprendizado. Até mesmo dizendo que o surdo é INCAPAZ de aprender literatura. Isso é um absurdo, porque o surdo é capaz de aprender tudo o que ele quiser e tiver interesse, basta ele ter as mesmas oportunidades que os ouvintes e ter também um material diferenciado. Sendo assim, devemos encarar o surdo como um ser humano CAPAZ e não que ele tenha um defeito ou que isso lhe impeça de aprender algo. Essa verdade ainda prevalecerá algum dia, basta ter esperança.
Olá!
ResponderExcluirQuando realizei a pesquisa, em nenhum momento afirmei que os Surdos são "incapazes de aprender literatura", pelo contrário, a experiência que pude compartilhar nos mostrou que toda criança pode desenvolver o gosto e o prazer pela leitura, no entanto, a mediação é muito importante e necessária. Não podemos generalizar tudo, existem escolas, pais, familiares e educadores empenhados em formar leitores.